O que é o M.A.L..

Não vai ter copa!!

Pesquisa sobre o anarquismo.

2 de mai. de 2012

II Especial Primeiro de Maio:

O Idioma Anarquista

O que é Anarquia? Esta palavra pode acabar tendo vários significados, mas um ela não tem: Desorganização social. Isto é claro pelo fato deste significado ter sido agregado notoriamente pelo discurso reacionário em cima de justificativa nenhuma. E infelizemnte este conceito de desorganização habita o fundo do imaginário popular, e talvez seja ele o pior inimigo dos libertários do nosso tempo.

Mas enfim, o que é anarquia? Para entendermos melhor esta palavra devemos entender a defesa da liberdade individual que ela significa, de forma que não existe uma escola anarquista formadora de opiniões, o anarquismo antes de tudo é um caminho político no qual o indivíduo se descobre e se faz anarquista à sua maneira, dando assim a esta palavra um significado íntimo e especial no seu conceito de vida.

De toda sorte, por terem sido os primeiros a se apropriar diretamente dele, este conceito costuma girar em torno do discurso de grandes (anti-)políticos como Proudhon, Bakunin, Kropotkin, Malatesta, Tolstoi (havendo traços claros do discurso anarquista em vários outros gênios antigos)... Estes próprios constroem com suas palavras conceitos para o anarquismo, mas de forma curiosamente consoante.

E essa consonância que vai além da linguagem propriamente dita mostra-se como uma estrutura mental antiga, arquetípica, revela a anarquia como um caminho que está dentro de cada um, a ser explorado cotidianamente na filosofia e para além dela.

Anarquismo significa humanismo e socialismo, individualismo e solidariedade, autogestão e cooperativismo, cristianismo e ateísmo, egoísmo e ajuda mútua, e outras palavras a descobrir...

Anarquismo não significa nada do que eu disse, significa(não só) Libertarismo, vai além de toda e qualquer palavra. Chame-o do que quiser, do que você realmente quiser, por conhecimento puro próprio e liberte-se da palavra, reinvente-se com ela diariamente.

Nenhum comentário: